Na solenidade de abertura, o Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, Antonio Fernando Queiroz, representou o CONFIES e a FAPEX, fundação de apoio à UFBA

Geológos criticam política de desinvestimento da Petrobras na Bahia, na cerimônia de celebração de 65 anos do IGEO/UFBA

A necessidade de uma reversão na política de desinvestimento da Petrobras na Bahia, conduzida pelo governo Bolsonaro, foi um dos temas debatidos por Geólogos, em evento, que se realizou na semana de 29 de maio a 02 de junho/2023, recepcionado pelo Instituto de Geociências (IGEO), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sob o tema “Introdução à Geopolítica do Petróleo”, o curso, presencial e gratuito, fez parte das atividades comemorativas dos 65 anos do IGEO e dos 70 anos da Petrobras.

O governo anterior vendeu a refinaria baiana Landulpho Alves (RLAM) ao fundo árabe Mubadala, a batizando de Refinaria Mataripe, interrompendo projetos de pesquisa e ocasionando impactos profundos na economia do Estado, pioneiro na exploração e produção de petróleo e gás no Brasil.

Aberto a estudantes de graduação, professores universitários e da Rede Estadual de Ensino e profissionais das Geociências e áreas correlatas, o curso foi ministrado pela Geóloga e Vice-Presidente de Comunicação da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), Patrícia Laier. Juntamente com os Geólogos Guilherme Estrella, ex-Diretor de Exploração da Petrobras, considerado um dos “pais” do projeto de exploração do pré-sal no Brasil; e Antônio José Rivas, ex-Gerente Geral da Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA).

No primeiro dia desse importante encontro, na segunda-feira, 29 de maio, o Presidente do CONFIES, Antonio Fernando Queiroz, representou a FAPEX, fundação de apoio da UFBA, e o CONFIES.

Diretor da FAPEX, Queiroz é Pesquisador e Professor Titular do Departamento de Oceanografia do IGEO e Coordenador de projetos de pesquisa financiados tanto por organismos públicos de fomento (como FINEP, CNPq, CAPES, FAPESB) como pelas petrolíferas, entre elas a Petrobras, a Queiroz Galvão (hoje ENAUTA) e a Shell.

A Professora do IGEO e Coordenadora do Curso de Geologia da UFBA, Ana Virginina, que fez parte da Comissão Organizadora do evento, lembrou que os cursos de Geologia no Brasil foram criados logo após o início das atividades da Petrobras, com a finalidade de atender à demanda da petrolífera na exploração e produção de petróleo no País.

A Geóloga lamentou, entretanto, as ações na área de petróleo pelo governo anterior. Ela criticou, por exemplo, pontos da Lei nº 14.440, de 2 de setembro 2022, originária da chamada MP da sucata –, que instituiu o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar). Segundo cálculos do CONFIES, a nova legislação que alterou 4 leis, retira cerca de R$ 3 bilhões anuais da pesquisa científica e tecnológica da área de petróleo e gás para o desmanche de caminhões velhos.

Comissão Organizadora

O evento foi promovido pela Associação de Engenheiros da Petrobras, Núcleo Bahia (AEPET BA); pela Associação Baiana de Geólogos (ABG), Núcleo Bahia Sergipe; pela Sociedade Brasileira de Geologia; pelo Diretório Acadêmico de Geologia e pela “Comissão 65 anos Geologia UFBA”, com o patrocínio da empresa Mútua- BA.

Entre os objetivos do encontro  destacaram-se o papel de disseminar conhecimento sobre a indústria do petróleo e a importância da Petrobras para o Brasil. Alguns dos temas abordados no decorrer da reunião foram: história da exploração de petróleo no País; o pré-sal e a importância dos campos gigantes de petróleo; demanda e produção de petróleo no Brasil e no mundo; a destruição e as possibilidades de reconstrução do Sistema Petrobras, dentre outros.

Atendimento à imprensa
comunicacao@confies.org.br

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br