Em nota, CONFIES presta solidariedade às famílias que perderam entes querido na pandemia e defende um plano nacional de vacinação em massa, com urgência

Não ficaremos em silêncio! Em toda trajetória da sociedade humana não tínhamos experimentado tamanha tristeza, incertezas e abalos em nossos alicerces de solidariedade, da dignidade à vida e de nossa integridade social e econômica. Embora todo o avanço científico, das artes e etc, nos últimos séculos, que trouxe à luz conceitos tão preciosos como a verdade e o papel da ciência na modernidade.

Na história do Brasil não há fatos tão ameaçadores aos nossos laços sociais.

O número de óbitos diários crescente e a inoperância daqueles que deveriam coordenar os esforços no combate à pandemia, sobretudo no plano de vacinação em massa, levam os brasileiros a se manifestarem para exigir ações públicas urgentes.

Algumas cidades do Brasil já se encontram em vias de um colapso, como o ocorrido há algumas semanas em Manaus. O desprezo as recomendações da ciência tem sido um dos vetores de agravamento da doença.

Clamamos para que cessem!

A população brasileira sofre pelo isolamento e pela impossibilidade de sequer enterrar os seus mortos, com os devidos rituais de despedida e de luto, instaurando novas formas de dor e sofrimento cujos efeitos ainda não conhecemos.

As 90 Fundações de Apoio à Pesquisa, espalhadas pelo território nacional e que compõem o CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), desde o início da pandemia, desenvolvem atividades que buscam e auxiliam minorar os efeitos da enfermidade, por meio de dezenas de gestão de mecanismos para suprir hospitais de equipamentos, apoio à produção de EPIs etc. Além de estarem associadas às atividades de projetos de pesquisa de vacinas e de combate à pandemia.

O CONFIES, em luto, se solidariza às famílias de centenas de milhares que perderam entes queridos na pandemia, une-se às instituições e aos profissionais que estão cuidando da saúde dos brasileiros e conclama as autoridades à definição clara e urgente de uma política de vacinação em massa da população brasileira.

O isolamento social é uma medida necessária e urgente para a redução imediata da propagação do vírus!

Mas sem vacinação em massa não vamos promover a cura da infecção pela pandemia Covid-19.

Nos mantemos solidários as entidades para clamar por um Pacto Nacional pela Vida, única via disponível para sairmos dessa noite longa e escura, confiantes que virá o amanhecer!

Diretoria do CONFIES

O documento está disponível em: Nota CONFIES – Pacto pela Vida

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br