Em reunião no Rio de Janeiro, dirigentes da ANP e do CONFIES chegam a 10 entendimentos para reduzir burocracia na pesquisa relacionada ao petróleo

Workshop sobre o Regulamento Técnico da ANP, na COPPE/UFRJ

Iniciada há quatro anos, a cooperação entre as fundações de apoio e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) deu mais um passo para reduzir a burocracia que emperra atividade de pesquisa, nesta terça-feira, 16 –, em reunião com a participação do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, e o superintendente da ANP, Alfredo Renault, realizada na COPPE/UFRJ, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi reduzir os entraves burocráticos sobre a pesquisa científica da área do petróleo.

Entre os 10 pontos de entendimentos propostos pela ANP, destacam-se a flexibilidade no uso das receitas financeiras sem autorização prévia, desde que utilizados no objeto da pesquisa; e supressão de percentual para despesas acessórias com importação.

“O diálogo entre a ANP, a petroleiras e as fundações de apoio está  produzindo frutos contra a burocracia. O sistema legal que obriga as empresas petroleiras locais e multinacionais a investir 1% do faturamento em P&D é responsável por uma das maiores fontes de financiamento à pesquisa sobre o qual o governo não pode contingenciar cerca de R$ 1,4 bilhão por ano”, afirmou Peregrino, no Workshop sobre o Regulamento Técnico da ANP.

Para  Peregrino, a luta contra a burocracia é árdua e requer ação constante, como essa de cooperação com a ANP. “O superintendente Alfredo se mostrou sensível aos pleitos do CONFIES. Muitas notícias boas e outras que esperamos que venham, pois ficaram de ser estudadas. Entre essas, a melhor maneira de calcular DOA”, disse Peregrino.

Além da ANP e CONFIES, participaram do encontro 11 fundações – Funcate, FACC, FUNDEP, ASTEF, FEC, FEST, FAPUR, FEESC, FAU, FUSP, FUNCAMP E COPPETEC, e duas petroleiras a SINOCHEM e PETROGRA e a Petrobras.

Sobre as fundações de apoio

Amparadas pela Lei nº 8.958/ 1994, as fundações de apoio, instituições de direito privado, são entidades estratégicos para alavancar recursos, públicos e privados, para a ciência, tecnologia e inovação do País. Hoje existem 94 fundações vinculadas ao CONFIES e que movimentam R$ 5 bilhões ao ano e gerenciam 20 mil projetos científicos em todo País, com destaque para as pesquisas ligadas à exploração de petróleo.

(Assessoria de imprensa)

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br