Também Diretor da COPPETEC, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino assinou um acordo entre a Fundação e a UFRJ para implementar o Fundo Patrimonial do Museu Nacional

No encontro promovido pela ABC e CONFIES, na última sexta-feira, 03 de março, a ministra da Pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, participou das homenagens ao físico e professor Luiz Pinguelli Rosa, que faleceu há um ano.No evento, realizado na sede da ABC, no Rio de Janeiro, a ministra colocou à disposição o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) para preservação da obra e da memória de Pinguelli Rosa e destacou as suas contribuições o progresso científico do país.“Mais do que pensar o Brasil, o professor Pinguelli foi um cientista comprometido em encontrar soluções que ajudassem o país a vencer o desafio do desenvolvimento econômico, social e ambiental”, disse a ministra.

“Nesse sentido, ele foi um obstinado em encontrar e propor alternativas para que as nossas políticas públicas fossem instrumentos capazes de transformar conhecimento em riqueza para o Brasil e para a sociedade”, completou.

A ministra lembrou ainda do importante papel de Pinguelli nas discussões sobre transição energética e soberania nacional. “Hoje, temos convicção de que suas contribuições foram fundamentais para a expansão da energia eólica no país e para a compreensão sobre a importância de políticas voltadas para energias renováveis.”

De acordo com a ministra, todo o conhecimento técnico e científico do Mast está à disposição da família do professor Pinguelli Rosa para a guarda e preservação do acervo pessoal. “O Mast reúne todas as condições para manter viva a memória de Pinguelli Rosa, preservando e franqueando o acesso à sua obra, garantindo, dessa forma, que o seu legado sirva de inspiração para as futuras gerações”, assegurou.

Lealdade

Presidente do Confies, Fernando Peregrino, amigo de 40 anos de Pinguelli, lembrou os esforços do cientista contra as privatizações das empresas estatais. “Vivemos muitas batalhas e lutas, ele era audacioso, corajoso. Não era só um cientista. Somava isso a várias outras qualidades humanas. Era físico, mas também devotado a cultura e ao desenvolvimento social”, concluiu.

Já a presidente da ABC, Helena Nader, exaltou Pinguelli Rosa como “cientista, gestor e brasileiro, que tanto fez e segue fazendo pelas gerações que inspirou”. Ela destacou ainda a luta pelos recursos oriundos dos royalties do petróleo e alertou: “Essa luta não acabou, há um projeto para destinar parte dos fundos para a ciência e tecnologia.”

Site – O evento na Academia Brasileira de Ciências marcou o lançamento de um site dedicado ao professor Luiz Pinguelli Rosa. A plataforma reúne obras, ideias, iniciativas, além do perfil, depoimentos, acervo e homenagens.

Fundos Patrimoniais 

Também Diretor da Fundação COPPETEC, vinculdada à UFRJ, Peregrino assinou,  com o Reitorda Universidade, Carlos Frederico, um acordo de parceria para implementar o Fundo Patrimonial para o Museu Nacional. “Mais um grande passo para manter o Museu Nacional íntegro”,  disse Peregrino.
A assinatura do acordo entre a COPPETEC e a UFRJ aconteceu no decorrer do encontro na ABC, que teve a participação da ministra Luciana Santos.

 

(CONFIES com informações do MCTI)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br