Abertura do encontro, a se realizar às 15hs da próxima segunda-feira, 29, reunirá presidentes da Fiocruz, SBPC, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, do CONFIES, também dirigentes da Andifes e ICTBr
A abertura do 4º Congresso Nacional das Fundações de Apoio da atividade de pesquisa, a se realizar no período de 29 de novembro a 01 de dezembro, reunirá nomes como a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, e o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Rodrigo Zanin. A abertura se realizará às 15 horas da próxima segunda-feira, 29 de novembro.
O evento será 100% online e gratuito. As inscrições podem ser realizadas até 28 de novembro pela plataforma disponível em: https://congresso-confies.encontrodigital.com.br. Não deixe para última hora, as vagas serão limitadas.
Na mesa de abertura do Congresso Nacional das Fundações de Apoio –, que se realiza todo ano pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) –, reunirá ainda o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação.
Também o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), o reitor Ricardo Fonseca; e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Celso Pansera, diretor da ICTBr. O debate será ministrado pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino.
OBJETIVO
O objetivo do encontro este ano é discutir o agravamento da crise orçamentária da ciência e temas de impacto geral e amplo nas fundações de apoio afiliadas visando fortalecer o modelo IFES/FA, assim como as boas práticas das afiliadas. As fundações de apoio se consolidaram como entidades de gestão adequadas a projetos de pesquisa e inovação. São entidade do terceiro setor regidas pelo Código Civil e reguladas pela Lei 8958/94.
O caso do Cancellier: Recurso Final
Outro nome aguardado para o 4º Congresso Nacional do CONFIES, o jornalista Paulo Markun, autor do livro “Recurso Final — A Investigação da Polícia Federal Que Levou ao Suicídio de um Reitor em Santa Catarina”, falará sobre o tema: O caso do Cancellier: Recurso Final. A participação de Markun será às 16hs da segunda-feira, 29 de novembro, logo após a abertura do Congresso.
Na prática, Markun discorrerá sobre o suicídio do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier, que, preso pela Polícia Federal de forma violenta, se suicidou em 02 de outubro de 2017, no auge das operações Lata Jato. Nascido em 13 de maio de 1957, em Tubarão (SC), Cancellier, como era conhecido, foi jurista, jornalista e professor universitário brasileiro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICAL
Outro tema a ser discutido no Encontro será Inteligência Artificial e seus princípios éticos; riscos e benefícios, impactos sociais, econômicos e políticos. Como proteger a sociedade? O debate, que acontecerá em 30 de dezembro, se dará em torno do projeto de Lei 20/2021 da deputada Luisa Canziani. A mesa, a ser moderada pelo presidente do CONFIES, Peregrino, reunirá a deputada Luisa Canziani, o professor Nicholas Kluge Correa, da PUC, a professora Priscila Machado Vieira Lima, da COPPE/UFRJ; e advogada: Camila Galvão – Aires.
Veja abaixo a versão mais da atualizada programa preliminar:
1º Dia – 29 de Novembro – Segunda feira
09h – 10h30 – Fórum dos Comunicadores
- Coordenação – Teotônio Roque – Funcern/IFRN
- Nova TV CONFIES
10h45 – 12h15 – Fórum dos Procuradores
- Coordenação – Carlos Eduardo /Kleiton Protásio
Almoço
15h – Abertura
Convidados de honra:
Nisia Trindade – presidente da Fiocruz
Reitor Rodrigo Zanin – presidente da ABRUEM
Reitor Ricardo Fonseca – Vice Presidente da ANDIFES
Renato Janine Ribeiro – Presidente da SBPC
Celso Pansera – Diretor da ICTBr
16h – 17h – Caso 1 : O caso do Cancellier: Recurso Final
- Palestrante: Paulo Markun, Jornalista investigativo, autor do Livro “O Recurso Final” sobre o caso que levou ao suicídio o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier.
17h15 – 18h30 – Caso 2: O CONFIES aciona o CNMP sobre os veladores
O caso inusitado de 2019 em que o CONFIES entrou com uma ação no CNMP contra os atos autoritários de procuradores do MPRJ considerados abusivos
- Fernando Peregrino – Presidente do CONFIES
- Rafael Marinelli – Advogado da COPPETEC e do CONFIES
2º Dia – 30 de Novembro – Terça feira
09h – 10:30 – Fórum de Contadores
- Coordenação – Sebastião Cézar Santana
10:45 – 12:15- Caso 3: O Parecer 002 da AGU sobre o artigo 8º da Lei 10.973/2004
Podem as IFES prestarem serviços a entidades públicas e privadas? O que está impedindo? O caso do parecer que levou a insegurança jurídica para as IFES prestarem serviços, sem as restrições da Lei 10.973.
- Rebeca Pernambuco -UFPE
- Jezihel Lima – ex procurador geral da UFRJ
- Carlos Henrique de Carvalho – Presidente do FOPROP
Almoço
14:00 – 16:30 – Mesa 2: Inteligência Artificial – Projeto de Lei 20/21
A Inteligência Artificial e seus princípios éticos. Riscos e benefícios, impactos sociais, econômicos e políticos. Como proteger a sociedade? O projeto de Lei 20/2021 da deputada Luísa Canziani será discutido pela mesa.
Moderador: Fernando Peregrino/CONFIES
- Deputada Federal Luisa Canziani
- Professor Nicholas Kluge Correa/PUC – AIRES
- Professora Priscila Machado Vieira Lima /COPPE/UFRJ
- Advogada: Camila Galvão – Aires
16:45 – 18:15 – Mesa 3: A crise de Recursos da C&T e das Apoiadas e o Legislativo
Quanto o Brasil tem investido de fato em pesquisa? quais as fontes desses recursos? Qual a participação da União e suas agencias, dos estados e dos municípios? O que as entidades nacionais do setor estão fazendo para minorar os cortes orçamentários.
Moderador: Antonio Fernando – FAPEX
- CONFAP – Odir Dellagostin – CONFAP (presidente)
- ICTBR – Celso Pansera – Diretor Executivo da ICTBr
3º Dia – 01 de Dezembro – Quarta feira
09h – 10:30 – Mesa 4: Tema: Velhos e “Insolúveis” problemas
Moderador: Fernando Gomes (FUNDMED)
Bolsas são tributáveis? Saiba porque não são.
- Joao Dias – FUNPAR/UFPR
- A definir
10h:45 – 12h30 – Assembleia Geral
Almoço
14:00 Mesa 5: TCU E CGU o que querem saber sobre as Fundações?
Moderadora – Clarissa Oliveira da Silva
- CGU – Cristiano de Souza (confirmado)
- TCU – Leandro de Brum (confirmado)
SESSÃO FINAL
- Prêmio de Boas Práticas de 2021 – Antonio Fernando (Vice Presidente)
- Painéis falados
(Assessoria de comunicação)