Participarão do evento o MCTI, reitores, ABC, Andifes, SBPC, Andifes, ANP, além de 98 fundações de apoio à pesquisa filiadas ao Conselho

O 5° Congresso Nacional do Conselho Nacional das Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa (CONFIES), a se realizar em 17 e 18 de novembro, no Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro, discutirá, entre outros pontos, as restrições orçamentárias para ciência e tecnologia, um dos fatores que marcaram o segmento em plena pandemia.

Organizado pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, o congresso de 2022 será o 1º evento  presencial do Conselho desde o início da covid-19. Também haverá participação pela plataforma online. As inscrições estão abertas e são realizadas pelo e-mail: confies@confies.org.br. Mais informações pelo telefone 21 96614 – 1610.

O debate sobre restrições de recursos públicos para ciência acontecerá no primeiro dia do evento, conforme a programação preliminar disponível em: ➡️ Programaçãopreliminar-novembro-2022-2 ⬅️. Para esse painel foram convidados o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Frederico Rocha, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  Renato Janine Ribeiro.

Também estará presente a representante da SBPC (no RJ), Ana Tereza, e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, também reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

BUROCRACIA

Outro destaque da programação é a discussão sobre o aumento da burocracia que emperra o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Para falar sobre o tema “Hipertrofia do Controle e a Pesquisa”, o CONFIES convidou a advogada Mariana Vilella, do Observatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que é um projeto de pesquisa permanente do Grupo Público da FGV Direito SP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Direito Público.

Serão dois dias de debate sobre o sistema nacional de ciência e tecnologia do País. Outro importante tema da programação será a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no ambiente de pesquisa. Além do tema sobre os novos procedimentos das cláusulas de Petróleo e Gás, para o qual foi convidado o superintendente da Agência Nacional do Petróleo (NA), Alfredo Renault.

Em outro painel serão discutidas formas de capitalizar recursos adicionais para pesquisa pelos chamados Fundos Endowments (fundos patrimoniais). Foram convidados os especialistas no segmento, como Cristiano Garcia, da Culturainvest, Erica Spalding e Rodrigo Leite, da Coppead.

Participarão ainda do evento as 98 Fundações de Apoio de universidades públicas e de institutos federais de ensino e pesquisa e que são filiadas ao CONFIES. Essas fundações estão situadas em mais de 130 instituições de ciência e tecnologia distribuídas pelos 26 estados do país e o Distrito Federal.

Também presidente da Fundação Coppetec, vinculada à UFRJ, o presidente do CONFIES explica por que a organização do evento escolheu o Rio de Janeiro para realização do 5º Congresso Nacional das Fundações de Apoio da atividade de pesquisa.

“Escolhemos a cidade do Rio, porque ela é tida como a segunda cidade daqueles que não nasceram aqui! Ela simboliza o apreço a todos que vierem ao Congresso”.

PAPEL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO À PESQUISA

As fundações de Apoio gerenciam a atividade de pesquisa das instituições de ciência e tecnologia e que captam recursos para suas respectivas entidades apoiadas. No ano passado, a receita captada superou R$ 8 bilhões e bateu o recorde de R$ 7 bilhões do ano anterior, mesmo em tempos de pandemia, de restrições orçamentárias e de crise econômica.

Informações sobre 5° Congresso Nacional do CONFIES

▪️ Quando: 17 e 18 de novembro

▪️ Onde: Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro

▪️Inscrições: confies@confies.org.br

▪️Telefone: 21 96614 -1610

(Assessoria de imprensa)
comunicacao@confies.org.br

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br