Um dos temas sugeridos pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, é o cenário pós-pandemia e os efeitos da Covid-19 sobre as fundações e o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil

Em mais uma reunião virtual, o CONFIES discutiu nesta quarta-feira, 17, os principais temas para o 3º Encontro Nacional das Fundação de apoio de universidades públicas e institutos de pesquisa federais, a se realizar nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Em 2020 o evento não será presencial e acontecerá pela plataforma virtual –, cumprindo as recomendações das organizações de saúde de distanciamento social em tempos da pandemia Covid-19.

Um dos temas sugeridos pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, é o cenário pós-pandemia e os efeitos da Covid-19 sobre as fundações e o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil.

A reunião virtual, na última quarta-feira,  reuniu mais de 50 fundações e 72 participantes que discutiram como estão enfrentando a pandemia na atual conjuntura. A demissão de pesquisadores e de pessoal da área administrativa foi um dos temas mais unânimes do encontro.

Também foi apresentada uma proposta de reforma da estrutura do Conselho a ser submetida a assembleia geral em 17 de julho.

Além dos dirigentes das fundações de apoio, participou do encontro o coordenador do Grupo de Apoio Técnico (GAT) da Secretaria de Ensino Superior (SESU), do Ministério da Educação, o professor Carlo Eduardo Sanches. Ele explicou detalhes sobre o novo decreto nº 7423 que prevê a informatização e simplificação do processo de credenciamento das fundações de apoio, além da autorização que passaria a ser feita pelas próprias instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Hoje esses procedimentos ainda são realizados pelo encaminhamento de correspondência via correios. Crítico à burocracia na ciência, o presidente do CONFIES considera positiva toda iniciativa favorável à redução dos gargalos burocráticos na área da pesquisa científica e tecnológica.

Assessoria de Comunicação Social
61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br