A Presidenta do Confies, Profª Suzana Montenegro, foi reeleita na última Assembleia Geral das fundações, realizada em novembro na cidade de Florianópolis durante o 33º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. O vice-presidente da nova gestão é o Profº Fernando Peregrino, da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos – COPPETEC, que é vinculada à UFRJ.

Entre as ações da nova presidência do Confies, está a luta por uma legislação mais adequada à atuação das fundações. “Vamos continuar nos esforçando para conseguir modificações na legislação, focando em tópicos como a questão das bolsas e o tratamento dos recursos privados. Vamos fazer um levantamento dos dados do conjunto das fundações para saber quantos projetos são administrados e qual é o montante dos recursos que as fundações movimenta anualmente. Com essas informações, iremos visualizar com mais clareza o funcionamento das fundações, com o objetivo de melhorar a atuação das mesmas”, explica a presidenta. Os fóruns regionais, a criação de fóruns temáticos e o investimento na comunicação também estão entre os principais pontos a serem desenvolvidos pela nova gestão. “A intensificação das capacitações é outra prioridade. Vamos investir mais nos cursos, até para colaborarmos com as fundações menores”, revela.

Segundo Peregrino, o diálogo com o Congresso Nacional será intensificado na atual gestão. “Vamos dialogar mais com o Congresso visando construir avanços legislativos que ajudem a reduzir os entraves burocráticos à gestão da pesquisa e inovação. Queremos melhorar nossa comunicação através da internet, construir um discurso que valorize o papel das fundações de apoio com base nas nossas realizações estratégicas para a pesquisa nas universidades e IFES em geral”, explica o vice-presidente.

A criação de parcerias é outro tópico que vai ser fortalecido na nova gestão. “Vamos intensificar o diálogo com entidades como a Andifes, a Finep, a CGU e também com o Parlamento. As fundações trabalham para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do país, que é um setor estratégico do Governo Federal. O que pudermos fazer para que a sociedade compreenda a importância do setor para o desenvolvimento do país, iremos fazer. Nossa gestão busca o diálogo e a integração entre as fundações”, afirma a presidenta.

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br