Organizado pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, o evento discutirá mais de 10 temas relacionados ao ambiente da pesquisa científica e tecnológica do qual as fundações de apoio fazem parte

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, confirmou sua participação para o 5° Congresso Nacional do Conselho Nacional das Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa (CONFIES), a se realizar na próxima semana, 17 e 18 de novembro, no Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O ministro participará no primeiro dia do evento, de 11Hs às 12H15, da mesa solene sobre Restrições Orçamentárias para CT&I, ao lado de reitores e das principais entidades de ciência, tecnologia e de inovação, como Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Organizado pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, também diretor da Fundação Coppetec/UFRJ, o evento discutirá mais de 10 temas relacionados ao ambiente da pesquisa científica e tecnológica do qual as fundações de apoio fazem parte. O CONFIES reúne 98 fundações de Apoio que gerenciam a atividade de pesquisa das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e captam recursos para suas respectivas entidades apoiadas. Essas fundações estão situadas em mais de 130 ICTs, entre universidades públicas e institutos, e que estão distribuídas pelos 26 estados do país e o Distrito Federal.

No ano passado, as fundações filiadas ao CONFIES captaram R$ 8 bilhões e bateram o recorde de R$ 7 bilhões do ano anterior, mesmo em tempos de pandemia, de restrições orçamentárias e de crise econômica.

O congresso de 2022 será o 1º evento  presencial do Conselho desde o início da covid-19. Também haverá participação pela plataforma online. A recomendação do CONFIES é de que os presentes deverão estar com o calendário de vacinação em dia e que uso da máscara contra covid-19 será obrigatório.

As inscrições estão abertas e são realizadas pelo e-mail: confies@confies.org.br. Mais informações pelo telefone 21 96614 – 1610.

FOMENTO ADICIONAL À CIÊNCIA

Serão dois dias de debate sobre o sistema nacional de ciência e tecnologia do País. Entre outros pontos, o congresso discutirá formas de captar recursos adicionais para pesquisa pelos chamados Fundos Endowments (fundos patrimoniais) em temos de crise orçamentária. Foram convidados os especialistas como Cristiano Garcia, gestor de fundos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de renda fixa, venture capital e private equity; inovação tecnológica, finanças e operações estruturadas; e de captação de recursos, incluindo a emissão de criptoativos corporativos. Também o professor Adjunto de Finanças da Coppead/UFRJ, Rodrigo Leite, doutor em Administração da Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV); e o ex-ministro da pasta de CT&I, Celso Pansera, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

BUROCRACIA

Outro destaque da programação é a discussão sobre o aumento da burocracia que emperra o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Para falar sobre o tema “Hipertrofia do Controle e a Pesquisa”, o CONFIES convidou a advogada Mariana Vilella, do Observatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que é um projeto de pesquisa permanente do Grupo Público da FGV Direito SP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Direito Público.

Outro importante tema da programação será a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no ambiente de pesquisa. Além do tema sobre os novos procedimentos das cláusulas de Petróleo e Gás, para o qual foi convidado o superintendente da Agência Nacional do Petróleo (NA), Alfredo Renault. A programação preliminar está disponível em: Programaçãopreliminar-novembro-2022-2

Também presidente da Fundação Coppetec, vinculada à UFRJ, o presidente do CONFIES explica por que a organização do evento escolheu o Rio de Janeiro para realização do 5º Congresso Nacional das Fundações de Apoio da atividade de pesquisa.

“Escolhemos a cidade do Rio, porque ela é tida como a segunda cidade daqueles que não nasceram aqui! Ela simboliza o apreço a todos que vierem ao Congresso”.

Informações sobre 5° Congresso Nacional do CONFIES

Quando: 17 e 18 de novembro

Onde: Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro

Inscrições: confies@confies.org.br

Telefone: 21 96614 -1610

(Assessoria de imprensa)
comunicacao@confies.org.br

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br