Em evento promovido pela ABC e CONFIES, ministra Luciana Santos promete restabelecer plenamente os recursos do FNDCT

Presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, à direita, à mesa de debate do encontro com participação da ministra Luciana Santos

O governo deve enviar, ainda neste mês, ao Congresso um Projeto de Lei (PL) para abrir crédito visando recompor os R$ 4,2 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) deste ano. A promessa foi feita pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, em evento promovido pela ABC e CONFIES, na manhã desta sexta-feira (3), na sede da ABC, no Rio de Janeiro.

O montante havia sido retirado do FNDCT por um veto do Presidente Lula ao Orçamento deste ano. À época, o Executivo justificou o veto afirmando que haveria um descumprimento da proporção entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis, exigência que o FNDCT precisa cumprir por lei.

Com o novo PL, o governo pretende restabelecer plenamente os R$ 9,6 bilhões do Fundo, que se destina a financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico no país. “Isso [o envio do PL ao Congresso] já está acertado com a Casa Civil e o Ministério do Planejamento”, garantiu a ministra.

Luciana Santos detalhou a ação do governo para reerguer o FNDCT após a presidente da ABC, Helena Nader, manifestar, em sua fala, preocupação sobre a situação de contingenciamento do Fundo.

Promovido pela ABC e o CONFIES, o evento reuniu, além da ministra, representantes das quatro academias sediadas no Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Engenharia (ANE) e Academia Nacional de Medicina (ANM), além da própria ABC.

Agenda da CT&I

A principal tônica do encontro, que reuniu mais de 200 pessoas da área da ciência, tecnologia e inovação –, lotando o auditório e as dependências da ABC, presidida por Helena Nader – foi debater a agenda para o setor nos próximos anos.

“A ciência e a tecnologia estão a serviço dos grandes desafios do país. A pauta da fome e a pauta das mudanças climáticas passam necessariamente pela ciência. A pauta da reindustrialização passa necessariamente pela inovação. A pauta do enfrentamento de desigualdades, intolerâncias e preconceitos passa pelas ciências humanas. Este é o conceito que nos move no ministério”, afirmou Luciana Santos.

Homenagem a Pinguelli Rosa

Peregrino faz homenagem ao amigo Pinguelli Rosa na ABC

No início do encontro foi realizada uma homenagem ao pesquisador Luiz Pinguelli Rosa, falecido há um ano. A trajetória pessoal e profissional do físico foi exaltada pelas autoridades presentes. Em momento de muita emoção, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, enalteceu a amizade de quatro décadas com o pesquisador e o chamou de audacioso, corajoso e leal às lutas e causas da ciência brasileira. Em seguida, Peregrino pediu ao público que repetisse com ele: “Pinguelli, presente!”

Compuseram ainda a mesa: Luís Manuel Fernandes, secretário-executivo do MCTI; José Murilo de Carvalho, historiador e membro da ABL e da ABC; Francis Bogossian, presidente da ANE; e Francisco José Barcellos Sampaio, presidente da ANM.

A íntegra do evento pode ser assistida aqui.

Fotos do evento. Crédito: Cristina Lacerda/Divulgação Academia Brasileira de Ciências

(ABC e CONFIES)

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br