CONFIES e Diretoria das Fundações de apoio discutem crise financeira e plano de ação do 3º Congresso Nacional, a se realizar nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2020, pela plataforma virtual

Reunião virtual do CONFIES e da Diretoria das Fundações de Apoio

Em mais um encontro virtual, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino se reuniu na tarde desta sexta-feira (05) com dirigentes de fundações de apoio de universidades e institutos de pesquisa federais, para discutir a agenda das filiadas, traçada para 2020.

Um dos principais pontos da pauta da reunião – realizada pela plataforma Zoom – foi a troca de experiências adotadas para o enfrentamento da crise financeira deflagrada pela pandemia Covid-19. Diante de cortes de investimentos em projetos de pesquisa e investimento (P&D), algumas fundações começam a demitir pesquisadores e colaboradores da administração na tentativa de equilibrar a relação entre receita e despesa. Esse será um dos temas do 1º Encontro de presidentes das fundações de 2020, a se realizar em 17 de junho, também pela plataforma Zoom.

Nesse caso, o presidente do CONFIES lamentou a queda da proposta de Emenda (nº 619), apresentada à Medida Provisória (MP) 936/2020, na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a proposta poderia converter contratos de empregos formais (CLT) para bolsas de pesquisa e salvar muitos empregos e garantir renda mínima aos pesquisadores no momento de pandemia.

“Nossa esperança é de que possamos reverter essa situação no Senado Federal”, estima Peregrino.

3º CONGRESSO NACIONAL DO CONFIES/2020

Outro ponto discutido foi o andamento da organização do 3º Congresso Nacional do CONFIES, a se realizar nos dias 11, 12 e 13 de novembro deste ano. O encontro, que se realiza tradicionalmente Brasília, este ano será virtual em decorrência da pandemia, seguindo as orientações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). O plano de ação do 3º Congresso foi apresentado aos dirigentes das fundações de apoio pela responsável da organização, Vanessa de Lucena Lermen, coordenadora de Comunicação e Eventos da Fundmed, fundação que tem a expertise em plataformas de eventos virtuais com especialistas da área médica. Ela informou, por exemplo, que o encontro, que pode acontecer pela plataforma Zoom ou pelo Youtube, poderá ter salas virtuais com temas segmentados.

PARTICIPANTES 

Participaram do encontro virtual nesta sexta-feira, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, também diretor da Fundação COPPETEC; os dirigentes Aristeu Santos (Faurgs/RS), Antonio Fernando (FAPEX/BA), Cristiano Maciel (Uniselva/MT), Roberto Barreto (FADESP/PA), Fernando Gomes (FundMed/RS), Hayne Felipe (Fiotec/RJ) e João Dias (Funpar/PR). Também participaram Tatiana Shigunov e André Feofiloff, do Colégio de Procuradores; Vanessa de Lucena Lermen, coordenadora de Comunicação e Eventos da Fundmed; e Carlos Frausino, assessor parlamentar.

Assessoria de imprensa
61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br