Entre as presenças mais esperadas para o encontro será a do jornalista Markun, autor do livro “Recurso Final — A Investigação da Polícia Federal Que Levou ao Suicídio de um Reitor em Santa Catarina”

O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) discutiu nesta terça-feira, 09, os últimos pontos da programação preliminar do 4º Encontro Nacional anual das fundações de apoio, a se realizar no período de 29 de novembro a 01 de dezembro, pela plataforma digital.

O Conselho reúne 95 fundações de apoio que gerenciam os recursos da pesquisa realizada pelas universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa.

Entre as presenças mais esperadas para o encontro será a do jornalista Markun, autor do livro “Recurso Final — A Investigação da Polícia Federal Que Levou ao Suicídio de um Reitor em Santa Catarina”, cuja a presença está confirmada. A afirmativa é do presidente do CONFIES, Fernando Peregrino que participou ontem de reunião com os membros da organização do evento.

Livro

Markun conta a história do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que, preso pela Polícia Federal de forma violenta, se suicidou. “Luiz Carlos Cancellier não suportou a humilhação da prisão e da injustiça e optou por se matar. Sob suspeita de corrupção, sem acusação formal provada, com indícios amplos, o professor foi preso. Ao ser solto, envergonhado, tanto pela prisão quanto pela injustiça, o mestre se matou, dentro de um shopping — como se quisesse chamar a atenção para a tragédia de um indivíduo (lembrando histórias de Kafka) —, em 2017.”

Para entender os meandros dessa operação, Markun mergulhou em mais de  20 mil páginas de documentos oficiais, além do vasto noticiário sobre o episódio, e entrevistou parentes, amigos, autoridades, professores, servidores e estudantes da UFSC. Em mente, sempre as perguntas: afinal, a lei é para todos? Não existe a presunção de inocência? E o direito a imagem?

O jornalista discorrerá entre esse e outros questionamentos no encontro do CONFIES. Esse tema ajudará a demonstrar o preconceito que algumas entidades têm sobre a relação das fundações de apoio e as IFES ((Instituições Federais de Ensino e Pesquisa).

Conforme Peregrino, o objetivo do encontro é discutir temas de impacto geral e amplo nas fundações de apoio afiliadas visando fortalecer o modelo da relação entre IFES e as fundações de apoio, assim como as boas práticas das afiliadas.

Sobre o evento

O evento será digital. Gratuitas, as inscrições serão realizadas por una plataforma específica,  que encontra-se em fase de desenvolvimento. Mais informações serão divulgadas em breve.

(Assessoria de imprensa)

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br