Os constantes cortes de verbas da ciência em meio a medidas eleitoreiras do governo, como a PEC dos Benefícios de R$ 41 bilhões, representam o desmonte da República. “Estamos vivendo um cenário de guerra, de destruição de nosso país”, lamentou o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino em sua participação na Mesa de Diálogo com representantes da Coligação Lula-Alckmin, realizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Peregrino representou as entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br ICTP.br). O evento, mediado pela presidente da ABC, Helena Nader, contou com a participação do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Aloísio Mercadante.

Peregrino falou ainda do impacto negativo da Medida Provisória (MP) 1112/2022, chamada de MP da Sucata que tira dinheiro da pesquisa, fomentada pelos recursos das cláusulas de petróleo e gás, para o desmonte de caminhões velhos, pelo programa Renovar.

“Essa medida tira o dinheiro da pesquisa, exatamente de uma área que colocou este País à frente de todas as nações do mundo que sabem tirar petróleo de uma área abaixo de 3 mil metros de águas profundas. Temos 170 laboratórios, milhares de cientistas espalhados pelo País inteiro, uma estrutura edificada com os recursos das cláusulas de P&D das empresas petroleiras”, acrescentou o presidente do CONFIES que fez questão de fazer uma homenagem ao físico Luiz Pinguelli Rosa que morreu recentemente.

“Quero render minha homenagem a um membro dessa casa, recentemente falecido. Ele era um guerreiro que poderia estar aqui conosco”.

Proposta de governo

O presidente do CONFIES pediu a Mercadante para que, na proposta de governo a ser construída pela coligação Lula-Alckmin, olhe para ciência e reduza a burocracia das fundações de apoio das universidades públicas. “Olhem para as fundações de apoio como agentes proativos para a pesquisa do Brasil. Não deixe os órgãos de controle desencadearem uma devastação burocrática na atividade dos laboratórios universitários”.

Evento da ABC

A ABC enviou a todos os candidatos à Presidência do Brasil um documento com propostas para as áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação, lançado em 23 de junho, acompanhado de uma carta assinada pela presidente Helena Nader.

A primeira resposta recebida foi da coordenação da coligação Lula-Alckmin, que resultou na mesa de diálogo com representantes da comunidade científica nesta sexta-feira, 8 de julho, Dia Nacional da Ciência. A equipe está organizando reuniões semelhantes com diversos setores da sociedade.

O debate na íntegra está disponível no Youtube da ABC: https://www.youtube.com/watch?v=nKbOnIe_Pnc

Assessoria de imprensa
comunicacao@confies.org.br
61 98374-7656

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br