Objetivo é incentivar a adesão desse tipo de relação entre os coordenadores dos INCT’s e as Fundações de Apoio, para garantir questões de segurança e conforto para que os pesquisadores, segundo o presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz

Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, e o Diretor Científico do CNPq, Olival Freire Junior

Em razão da dificuldade de pesquisadores para administrar valores relativamente mais elevados do que os tradicionalmente aprovados pelo CNPq para projetos de pesquisa, o presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, quer formalizar um pedido ao órgão de fomento sobre os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

Esse pedido está ligado ao fato de que o CNPq, responsável pelos editais dos INCTs, não permite que as Fundações de Apoio possam gerenciar recursos desses institutos, com incidência de taxas para fazer esse gerenciamento administrativo-financeiro.

Na prática, o objetivo do CONFIES é incentivar a adesão desse tipo de relação entre os coordenadores dos INCT’s e as Fundações de Apoio, para garantir questões de segurança e conforto para que os pesquisadores possam continuar desempenhando seus papeis e, dessa forma, contribuírem cada vez mais com o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

O presidente do CONFIES conversou sobre esse ponto com Olival Freire Junior, Diretor Científico do CNPq, órgão responsável pela publicação dos editais do programa de INCTs – em reunião nessa quarta-feira, 04/05, na sede do CNPq, em Brasília.

Conforme o titular do CONFIES, o Diretor Científico do CNPq considerou importante a preocupação do Conselho e sugeriu que formalize uma proposta e a apresente ao presidente do CNPq, Ricardo Galvão.

O entendimento de ambas as partes é de que o pesquisador deixa de utilizar os recursos dos institutos, diante de dificuldades para administrar os valores robustos que acabam sendo depositados em contas bancárias desses próprios cientistas –  uma gestão financeira que despende tempo que deveria ser utilizado para a fundamental tarefa da pesquisa e da inovação tecnológica. A proposta do CONFIES, contudo, é de que o governo permita que as Fundações de Apoio gerenciem esses numerários dos projetos dos INCTs e, assim, possam facilitar a vida do pesquisador e, por tabela, dar dinamismo ao programa.

No ano passado, as fundações de apoio gerenciaram uma cifra recorde de R$9 bilhões da atividade de pesquisa, ante R$8 bilhões no ano anterior. Criadas pela Lei 8.958/1994, as fundações de apoio foram idealizadas para viabilizar, de maneira ágil e eficiente, a relação entre a academia (por meio das universidades e dos institutos de pesquisa) e a sociedade (através das empresas e das organizações sociais). Hoje as fundações gerenciam mais de 20 mil projetos de pesquisa, a maioria de IFES e ICTs brasileiras.

Edital

O representante do CNPq explicou ao titular do CONFIES que este ano possivelmente não haverá um novo edital do programa INCT, diante da escassez de recursos; e também pelo fato de que o novo governo ainda está tentando rearrumar a casa da ciência.

Reuniões administrativas

Presidente do CONFIES na sede do Conselho, em Brasília

O presidente do CONFIES, que assumiu esse cargo em 28 de março, realiza nesta semana (quinta, 04, e sexta, 05) reuniões de trabalho na Capital Federal, onde também se articula em busca de destravar a pesquisa das IFES e de ICTs.

Na quarta-feira, 04, Queiroz fez contato com a Diretoria da fundação de apoio FAPTO, sediada em Tocantins, que é responsável pela organização Fórum Regional (N-NE-CO) do CONFIES de 2023, a se realizar nos dias 03 e 04 de agosto, na FINATEC, fundação de apoio vinculada à Universidade de Brasília (UnB). Nesta sexta-feira, Antonio Fernando se reuniu com o diretor-presidente da Finatec, Prof. Augusto Brasil, e com o superintendente, Gustavo Condeixa.

“Falamos sobre diversos assuntos, inclusive sobre o apoio que dará a organização desse importante evento regional, que pretende reunir as Fundações de Apoio e contar com a presença ainda de personalidades dos meios jurídico e político”, disse Queiroz.

Presidente e a secretária-executiva do CONFIES, na sede, em Brasília

 

Presidente, secretarária-executiva e assessora de imprensa do CONFIES

O titular do CONFIES também se reuniu com a Secretária Executiva do Conselho, Sra. Solange Valeriano, para tratar, dentre outros pontos, da transição da área de TI (Tecnologia da Informação) alocada, até então, na COPPETEC, no Rio de Janeiro, que deverá ficar sob a égide do Conselho, em Brasília.

Também nesses dois dias em Brasília, Queiroz se encontrou presencialmente com assessora de comunicação, Viviane Monteiro, quando pôde discutir projetos relacionados à ampliação da divulgação das atividades do CONFIES nos meios de comunicação e nas redes sociais.

Assessoria de imprensa

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br