Fernando_Peregrino

Fernando Peregrino

Presidente
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos. (Fundação Coppetec)
Engenheiro Mecânico pela UFF, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Fundador e ex-professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da UFRJ, ex-presidente da FAPERJ, Ex-Presidente do PRODERJ. Ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. Foi Presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, ex-Diretor Técnico do Clube de Engenharia, Analista de Ciência e Tecnologia do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/MCTI (aposentado) e atual Diretor Executivo da Fundação COPPETEC.


Suzana_Maria

Suzana Maria Gico Lima Montenegro

Vice-presidente
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco – Fade-UFPE
Secretária Executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco – Fade-UFPE. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1989), PhD em Civil Engineering – University of Newcastle Upon Tyne (1997). Realizou Pós- Doutorado no Centre for Ecology and Hydrology- Wallingford (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, membro do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UFPE (Mestrado e Doutorado), Programa de Pós- Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Mestrado e Doutorado), da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: semi- árido, salinidade, aluvião, águas subterrâneas e variabilidade espacial, modelagem hidrológica distribuída e mudanças climáticas, drenagem urbana.


barros_neto
José Barros Neto

Diretor Efetivo
ASTEF – CE
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Estágio Pós-Doutoral na University of Texas at Austin (2016), com apoio da CAPES. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC, Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC. Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); Diretor-Presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF); Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.


Luiz_Eduardo_Dias

Luiz Eduardo Dias

Diretor Efetivo
FUNARBE – MG
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1982), mestrado (1985) e doutorado (1991) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa. Treinamento em nível de pósdoutoramento pela University of Maryland – USA (1999). Pesquisador da Embrapa no período de 1982 a 1992. Atuou como membro de comitês de assessoramento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e assessoramento do CNPq para avaliação de projetos do CT-Hidro. Desde 1992 é Professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (Titular). Atuou como coordenador do Programa de Pós Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV no período de 2005 a 2007. Professor colaborador junto ao Programa em Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins-Palmas, onde coordenou a criação do Programa de PósGraduação em Agroenergia (2007). De julho de 2011 a julho de 2014 foi chefe do Departamento de Solos da UFV. Atualmente é Diretor Presidente da Fundação Arthur Bernardes – FUNARBE, fundação de apoio à Universidade Federal de Viçosa. Foco principal de pesquisa em Recuperação de Áreas Degradadas, com ênfase em recuperação ambiental de áreas degradadas pela mineração. Outras linhas de pesquisa: nutrição de espécies florestais, dinâmica de arsênio no sistema solo-planta, seleção de espécies para fitorremediação de áreas contaminadas por arsênio, mitigação de drenagem ácida de substratos sulfetados e uso agrícola de resíduos industriais.


Aristeu

Aristeu Jorge dos Santos

Diretor Efetivo
Faurgs  – RS
Diretor Administrativo da FAURGS desde outubro de 2004, agora no sexto mandato de dois anos. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em avaliação do ensino pela UNB e mestrado em Administração Pública pela Syracuse University, USA. Professor Adjunto aposentado da UFRGS e economista aposentado da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Experiência em finanças públicas e gestão pública.


Alfredo_Gontijo

Alfredo Gontijo de Oliveira

Diretor Suplente
FUNDEP – MG
Professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado e mestre em Física pela UFMG, doutor em Física pela Universidade de Friburgo, na Alemanha, e possui pós-doutorados pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e pelo Colégio Imperial de Ciência e Tecnologia de Londres, na Inglaterra. Atua nas áreas de crescimento de cristais e fenômenos de transporte em materiais semicondutores. Tem mais de uma centena de artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional com quadros de árbitros. Ampla orientação de doutores, mestre e iniciação científica. Exerceu os cargos de diretor do Instituto de Ciências Exatas (Icex/UFMG) e da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT/UFMG); e ainda de presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump/UFMG), do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat/UFMG) e da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec/MG). Atualmente, é presidente da Fundep.


foto_fernando_sarti

Fernando Sarti

Diretor Suplente
FUNCAMP SP
Economista (1987) e Doutor (2001) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor do Instituto de Economia da UNICAMP desde 2002. Ex-coordenador e atual pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT-IE-UNICAMP) e da Rede Mercosul. Diretor do Instituto de Economia da Unicamp gestão 2011-2015. Presidente do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI gestão 2016-2019 e Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp.


foto_fernando_artur

Fernando Arthur de Freitas Neves

Diretor Suplente
FADESP PA
Graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996). Doutor em História: História Social pela PUC-SP(2009). Membro da ARQPEP (Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará). Sócio da Sociedade Literária e Beneficente "Cinco de Agosto". Membro do IHGPA (Instituto Histórico e Geográfico do Pará). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Membro do Programa de Pós-Graduação de História (Mestrado/Doutorado) UFPA. Diretor Executivo da FADESP (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da História, religião e religiosidade, história da igreja, espiritualidade e secularidade, história contemporânea, história política, história do tempo presente, crítica do desenvolvimento, gestão democrática, extensão universitária, semiótica e crítica teatral.


Conselho Fiscal

Alberto_Augusto

Alberto Augusto Alves Rosa

Membro Efetivo
F.MÉDICA
Professor Associado do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é também Conselheiro Consultivo da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FMRS), desde 2002. Com relação a sua vida acadêmica, Alberto é graduado em Medicina, pela UFRGS e possui Mestrado em Nefrologia, pela mesma instituição. Concluiu também especialização em Nefrologia, pela University of Minnesota, Minneapolis, MN, nos Estados Unidos, em 1979 e o Doutorado em Clínica Médica, pela UFRGS em 1995. Quanto à experiência profissional, foi coordenador do Curso de Pós-Graduação em Nefrologia da UFRGS, de 1982 a 1984 e, de 1989 até 1995, atuou como chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em 1994, assumiu a chefia do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS, função na qual permaneceu até 1999. Em 1998, o professor assumiu a presidência da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FMRS) e lá trabalhou por quatro anos. Tendo em vista a sua experiência em cargos de chefia, ocupou o cargo de chefe do Serviço de Fisiatria e Reabilitação do HCPA, em 2005, onde atua até a presente data.


Sandra_Maria

Sandra Maria Coelho Martins

Membro Efetivo
UNISELVA – MT

 

 


Mauro_Fiuza

Mauro dos Santos Fiuza

Membro Efetivo
FEPESE – SC
Economista, Professor Universitário, Jornalista, Radialista, Empresário e Palestrante. Foi Professor do Departamento de Ciências Econômicas no período de 1971 a 1998; Professor de Economia e Mercado, item Setor Público, no Esquema II, convênio UFSC/PREMEN/ Secretaria da Educação/ SC no período de 1976; Membro do Conselho de Curadores no período de 1984 a 1986 e 1990 a 1992; Presidente do Conselho Deliberativo da FEPESE Deliberativo no período de 1987 a 1989; Presidente da FEPESE no período de 1897 a1989; Conselheiro da FEPESE no período de 1989 a 1991. Atualmente é Diretor Administrativo da FEPESE gestão 2012 a 2014; Presidente em exercício da FEPESE. Foi Economista da TELESC – Telecomunicações de Santa Catarina S/A no período de 1971 a 1997; Superintendente Geral da PROTUR – Fundação Pró-Turismo de Florianópolis no período de 1992 a 1995; Diretor de Comunicação Social da TIM Celular em Santa Catarina no período de 1998 a2009; Atualmente é Diretor Administrativo da FAMA – Consultoria, Assessoria e Eventos. Em veículos de Comunicação foi Comentarista Econômico e Apresentador de Programas de Economia na TVBV, RCE TV e TV Cultura de SC no período de 1993 a 2008; Foi Colunista Econômico do Jornal O Estado no ano 1989; Apresentador titular do Programa Cidade-cidadão da Rádio Guararema no ano de 1997. Também foi Presidente do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina no período de 1971 a 1973; Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Economia no período de 1977 a 1979; Presidente do Sindicato dos Economistas de Santa Catarina no período de 1975 a 1981; Vogal da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina no período de 1979 a 1982; Diretor da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais de 1984 a 1987; Vice-Presidente da Federação Nacional dos Economistas no período de 1980 a 1986; Conselheiro Fiscal e Membro do Conselho de Curadores no período de 1994 a 1995 da Fundação SISTEL de Seguridade Social em Brasília/DF; Presidente do Instituto SOAPEM no período de 2000 a 2016. Atualmente é Membro da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio de Santa Catarina.


foto_joao_dias

João da Silva Dias

Membro Suplente
Funpar – PR
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) (área de concentração: Instrumentação Eletrônica) e doutorado em Engenharia Elétrica (área de concentração: Sistemas de Informação) no Grupo de Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999).


foto_antonio_fernando

Antônio Fernando de Souza Queiroz

Membro Suplente
Fapex – BA
Antônio Fernando de Souza Queiroz possui Graduação em Geologia e Mestrado em Geociências/Geoquímica de Manguezais, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Doutorado em Geologia/Geoquímica pela Universidade Louis Pasteur de Estrasburgo-França. É Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) da UFBA e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) – Mestrado e Doutorado. Coordena projetos de pesquisa financiados por organismos de fomento (a exemplo da FINEP, CNPq, CAPES, FAPESB) e por empresas do ramo petrolífero (Petrobras, Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A., BG E&P Brasil Ltda., Royal Dutch Shell Plc, dentre os mais frequentes). Atualmente, é Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX).


Adilson_Gomes

Adilson Gomes dos Santos

Membro Suplente
Fiotec – Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde
Administrador Público e Bacharel em Direito, ingressou na Fiotec em março de 2010, onde ocupa a Gerência Geral, desde abril de 2011. Em experiências profissionais anteriores, foi Assessor da Presidência e Diretor Administrativo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi Assessor da Reitoria, Diretor Geral de Administração Substituto e Diretor de Administração de Recursos Humanos. Também foi Gerente de Organização e Sistemas Administrativos na Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (atualmente, Ampla), Gerente de Processos e Sistemas Administrativos do Grupo Financeiro TAA e Assessor da Presidência Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Adilson exerceu, ainda, funções de magistério na Uerj, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade Estácio de Sá.

 

Sobre o Confies


O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centena de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br