Decisão foi aprovada pela Diretoria do CONFIES na última sexta-feira. Foi aprovada ainda a nova filiada do CONFIES, a Fundação FEALQ, que apoia a Esalq/USP. Também foi aprovada a realização do encontro regional de 2023, em agosto, em Brasília  

Reunião da Diretoria do CONFIES

Depois de se tornar sócio institucional da SBPC, em novembro de 2022, o CONFIES tornou-se sócio institucional da ABC. A decisão foi aprovada na tarde da última sexta-feira, 17, em reunião de Diretora do Conselho que representa hoje 97 fundações de apoio da pesquisa conduzida por mais de 150 universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa.

Em breve, haverá a cerimônia de entrega do diploma da ABC ao CONFIES.

Mediando o encontro virtual realizado pela Diretoria do CONFIES, o presidente do Conselho, Fernando Peregrino, enalteceu o convite da ABC, uma das maiores representantes da ciência e tecnologia do País, igualmente a SBPC.

➡️  “Independentemente do valor simbólico cobrado para ser sócio, as lideranças dessas entidades, como o ex-presidente da SBPC, Ildeu Moreira, e a própria presidente da ABC,  Helena Nader, também ex-presidente da SBPC, têm se comportado como entidades defensoras das fundações de apoio. E nós precisamos disso, para unirmos forças em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do País”, disse Peregrino, também diretor da Fundação Coppetec, vinculada à UFRJ e à UNIRIO.

Vice-presidente do CONFIES, Antonio Fernando de Souza Queiroz, leu o convite recebido da ABC e destacou a importância dessa iniciativa para as fundações de apoio.

“O convite é muito elogioso ao CONFIES que vem crescendo cada vez mais no protagonismo em defesa das fundações de apoio”, destacou Queiroz, também diretor da FAPEX, que apoia entre outras entidades, a UFBA.

No convite, a presidente da ABC, Helena Nader, considerou relevante o estreitamento dessas relações para o avanço da pesquisa nacional. Como exemplo:

  1. possibilitar uma ligação mais orgânica com a ciência e a tecnologia;
  2. contribuir para a minimização dos preconceitos relacionados a essas instituições do Terceiro Setor;
  3. ensejar a construção de uma agenda comum que irá beneficiar nossas fundações.

Nova fundação associada

A Diretoria do CONFIES aprovou ainda a nova fundação associada ao CONFIES, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), que apoia a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), USP.

Com a nova associada, o CONFIES passa a representar 97 fundações de apoio distribuídas por mais de 150 universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa ao redor do País.

Fórum regional do CONFIES em Brasília

A Diretoria do CONFIES aprovou ainda a realização do Encontro Regional entre Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de 03 e 04 de agosto, na Finatec/UNB, em Brasília. O tema do encontro será: O foco e o papel das Fundações de Apoio sob a ótica da reforma da legislação do Terceiro Setor previstas no novo governo.

Um dos organizadores do evento, Leo Araujo da Silva, diretor suplente do CONFIES e diretor da FAPTO, fundação que apoia à UFT, disse que o encontro regional deste ano será  “tri-regrional”.

Para o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, é de extrema importância a realização de um encontro das Fundações de Apoio neste início de governo. “A pauta do novo governo tem abordado a questão do terceiro setor, com destaque para as fundações de apoio da pesquisa científica e tecnológica do País”.

A locação estratégica de Brasília é um dos fatores que contribuem para atrair a participação de membros do governo e de órgãos de controle, segundo os organizadores. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Augusto Junho Anastasia, é um dos nomes previstos para o encontro, além de outros ministros ou representantes das pastas da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

(Assessoria de imprensa/CONFIES)

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br