“Isso não é um corte de verbas. É o desmonte de um pilar de sustentação de uma nação”, destaca Peregrino, em evento em homenagem ao professor emérito Luiz Pinguelli Rosa, ex-diretor da Coppe/UFRJ

Mesa redonda – Ciência e Universidade na atual conjuntura sociopolítica nacional: seus desafios e estratégias em tempos de bloqueios orçamentários e sucateamento das Instituições Federais

No dia nacional do NÃO aos cortes de recursos na educação e na ciência, o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino analisou o cenário e fez várias críticas ao atual projeto de desconstrução do sistema nacional de CT&I, uma área essencial para o desenvolvimento industrial, social e econômico.

“Tento entender o porquê de tanta maldade desferida sobre o nosso sistema de ciência e tecnologia. Por que estão tão magoados? O que o nosso sistema de ciência e tecnologia, criado há sete décadas – com a CAPES, CNPq, Fapesp e universidades, como a minha UFRJ e que já tem 100 anos – fez de tão ruim para o governo?”, disse Peregrino, nesta terça-feira, 21, em sua participação no debate online realizado pelo Proifes no dia nacional do NÃO aos cortes de recursos na educação e na ciência.

O presidente do CONFIES criticou ainda a sequência de cortes da verba da ciência pelos ministros da Economia, fator agravado no atual governo.

“Sou crítico ao que fazem os ministros da Fazenda ao capital financeiro em detrimento do investimento público que poderia alavancar o desenvolvimento industrial e tecnológico. Há muito tempo sou crítico a essas políticas macroeconômicas que inibem o crescimento do País e o transforma na periferia permanente do sistema econômico”, afirmou.

Mesmo com cortes nos recursos da ciência, Peregrino destacou que o Brasil vem conseguindo controlar a pandemia de covid-19 em razão das vacinas. Esse avanço, porém, na leitura de Peregrino, estaria se esgotando diante do constante encolhimento de recursos para políticas públicas, incluindo a educação e ciência.

Sob o tema Ciência e Universidade na atual conjuntura sociopolítica nacional: seus desafios e estratégias em tempos de bloqueios orçamentários e sucateamento das Instituições Federais, o debate foi mediado pelo diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, Enio Pontes, e Barbara Coelho, do grupo de trabalho de C&T da APUB e professora da UFBA.

Também participaram do debate Inácio Arruda, diretor Regional Nordeste do Consecti; Fabio Guedes Gomes, secretário Executivo da ICTP.br; Antonio Gomes Souza Filho, professor do Departamento de Física da UFC; e Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do MCTIAcompanhe AQUI todos os detalhes da mesa redonda do Proifes.

Homenagem ao pesquisador Pinguelli

Presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, em evento de homenagem a Pinguelli

Mais cedo, o presidente do CONFIES participou presencialmente de um evento em homenagem ao professor emérito Luiz Pinguelli Rosa, ex-diretor da Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro. Veja AQUI o site sobre Pinguelli. 

No momento, Peregrino voltou a criticar o desmonte da ciência e tecnologia em meio à morte de indigenistas, como Bruno Araújo Pereira, e do jornalista inglês Dom Phillips. “Isso não é um corte de verbas. É o desmonte de um pilar de sustentação de uma nação”, disse Peregrino que elogiou Pinguelli por ser um dos defensores das fundações de apoio das universidades públicas.

Fundações de apoio

O CONFIES representa hoje 94 fundações de apoio situadas nas universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. As fundações de apoio foram criadas para viabilizar, de maneira ágil e eficiente, a relação entre a academia, por meio das universidades e dos institutos de pesquisa; e a sociedade, pelas empresas e organizações sociais, intermediada pela ação integradora do poder público municipal, estadual e nacional.

Assessoria de imprensa
comunicacao@confies.org.br

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br