Falta pouco para o início do I Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP), evento do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – CONFIES, nos dias 23 e 24 de junho

Totalmente on-line e gratuito, o I ENFAP/CONFIES será o espaço de debates sobre o futuro da Ciência e Tecnologia e das fundações de apoio às universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa; os desafios de se fazer Ciência na Amazônia; Rota 2030; o futuro pós-pandemia, além de outras discussões igualmente importantes, especialmente em um momento tão dramático para a humanidade e também para as Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica, em função dos sucessivos cortes em seus orçamentos.

Tendo como cenário uma pandemia e a corrida contra o tempo, num esforço de imunizar as populações com vacinas produzidas em tempo escasso, as discussões em torno da temática são, além de atuais e necessárias, de suma importância ao exercício científico brasileiro. Até o momento, segundo uma pesquisa publicada no jornal O Globo, desta segunda-feira, 07, pelo menos 30 das 69 universidades federais brasileiras, alertam que, em função dos cortes no orçamento anual, não conseguirão se manter abertas até o fim deste ano – um prejuízo incalculável para a sociedade brasileira.

NOMES CONFIRMADOS

A escritora, historiadora e pesquisadora Lilia Schwarcz é um dos nomes confirmados para o evento, além do cientista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Carlos Gadelha. Eles falarão sobre o histórico da pandemia da Gripe Espanhola no país e o Complexo Econômico Industrial da Saúde, projeto empreendido pela Fiocruz.

Já o pesquisador, professor e Copresidente do Painel Científico para Amazônia (ONU/USP), Carlos Nobre, e o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, debaterão sobre os desafios de fazer Ciência na região.

O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino e o diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP (UFPA), Roberto Ferraz Barreto e a reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Marcele Pereira, também estão confirmados.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O I ENFAP/CONFIES será totalmente on-line e gratuito: é necessário fazer inscrição para ter acesso à plataforma de transmissão nos dois dias de evento – 23 e 24 de junho de 2021. Para garantir o lugar nesse rico debate, basta acessar o site oficial: enfapconfies.org.br

SOBRE O CONFIES

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional apoiando mais de 130 universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa.

Assessoria de imprensa
Viviane Monteiro – CONFIES: (61) 98374.7656
Lorena Filgueiras – FADESP: (91) 99149.4957
Brena Marques – FADESP: (91) 98480.2061

 

 

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br