Para o presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz,  o encontro na Capital Federal será extremamente importante  para discutir as pautas do novo governo voltadas para o terceiro setor, que incluem as fundações de apoio à pesquisa científica e tecnológica do País

Crédito: EBC

Brasília sediará nos dias 03 e 04 de agosto o Fórum Regional do CONFIES das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O encontro hibrido – que será “tri-regional” em 2023 – acontecerá na fundação de apoio Finatec, vinculada à Universidade de Brasília (UnB).

Esse será o 1º fórum regional das fundações de apoio à pesquisa no atual governo federal. O tema central será: Foco e o papel das Fundações de Apoio sob a ótica da reforma da legislação do Terceiro Setor previstas no novo governo.

O Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, considera fundamental realizar esse encontro na Capital Federal, para discutir as pautas do novo governo voltadas para o terceiro setor, que incluem as fundações de apoio à pesquisa científica e tecnológica do país.

Crédito: Finatec

O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Augusto Junho Anastasia, é um dos nomes confirmados para o encontro, além da previsão de outros ministros ou representantes do Ministério da Educação (MEC) e da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Tradicionalmente, o CONFIES realiza todos os anos encontros regionais paralelamente ao Congresso Nacional das Fundações de Apoio. Nos últimos cinco anos, o congresso anual tem se realizado em Brasília, enquanto os eventos regionais acontecem em regiões escolhidas em todo início de ano pela Diretoria do Conselho.

Fundações de apoio à pesquisa

O CONFIES reúne hoje 98 fundações de apoio distribuídas por mais de 150 IFES e ICTs, entre universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa.

No ano passado, essas fundações gerenciaram cerca de R$ 9 bilhões da atividades de pesquisa conduzidas por essas instituições. O montante superou os R$ 8 bilhões em 2021. Hoje essas fundações de apoio gerenciam mais de 20 mil projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Assessoria de comunicação 
Viviane Monteiro
 61 98374-7656

Share with your friends:

Sobre o Confies

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Google Map

Nosso endereço:

  • SRTVS, Qd. 701 Bloco K Sala 327, Ed. Embassy Tower
  • (61) 3037-3443
  • confies@confies.org.br
  • www.confies.org.br